30 Anos da Condecoração de Ana Baraça

Faz hoje 30 anos da condecoração de Ana Baraça, nossa avó, com o Grau de Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, recebendo as insígnias da mão do então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

O tempo passa, mas a saudade permanece.

Irmãos Baraça participam em exposição na Assembleia da República

Os Irmãos Baraça participaram, a convite da ADERE-MINHO, na Exposição das Tradições Minhotas certificadas, realizada entre 28 a 30 de Janeiro na Assembleia da República.

Esta exposição com alto patrocínio do Deputado Engº Altino Bessa, e com o apoio das entidades promotoras, nomeadamente CM de Barcelos – Sr. Vereador para o Artesanato Dr. Carlos Brito, e do Município de Viana do Castelo, contou com a presença de vários artesãos minhotos dos produtos Lenços de Namorados do Minho, Olaria e o Figurado de Barcelos e Bordado de Viana do Castelo.

A exposição foi inaugurada pela Sra. Presidente da Assembleia da República, Dra. Assunção Esteves, que aceitou o convite para ser Embaixadora dos Lenços de Namorados do Minho certificados.

Feira de Artesanato – Pombal

Vamos estar presentes na XXI Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas do Pombal. Esta Feira de Artesanato irá decorrer entre 26 a 28 de Setembro, na Expocentro. Venha conhecer o nosso trabalho.

Visite-nos!

“Um presépio diferente” – Revista Única

Presépio d’ Os Irmãos Baraça em destaque na Revista Única (Semanário Expresso) de 27 de Dezembro de 2011.

Na secção Especial Natal, a Revista apresenta uma selecção de peças genuínas “made in Portugal” de diversas marcas conceituadas, tais como a Cork & Co, a Vista Alegre, a Bordallo Pinheiro, entre outras. A nossa peça “Presépio em Bicicleta” está entre as eleitas, o que nos enche de orgulho.

Sem dúvida, excelentes sugestões para oferecer no Natal!

Reportagem na Minho Actual Tv

posted in: Videos | 0

A Minho Actual TV fez uma reportagem sobre nós, referindo “A arte da olaria e o figurado pintado são uma referência no concelho de Barcelos. Os Irmãos Baraça preservam, há quatro gerações, este tipo de artesanato com trabalhos famosos e apreciados em todo o mundo.” Veja o vídeo abaixo.

A Última Ceia – Revista Única

posted in: Clipping | 0

A nossa peça ” A Última Ceia”, está em destaque na Revista Única (Semanário Expresso). Reproduzimos, de seguida, o texto da jornalista Teresa Resende, que acompanha a nossa peça.

 

Olaria em tempo de Páscoa

A representação da última refeição de Jesus ao lado dos 12 Apóstolos antes de ser traído por Judas e de ser crucificado é, há séculos, matéria para as mais variadas expressões artísticas. A mais famosa e aquela que ao longo dos tempos tem servido de modelo é a pintura que Leonardo da Vinci realizou nas paredes do Convento de Santa Maria delle Grazic, em Milão: A Última Ceia. Igualmente célebre é a interpretação que o escritor norte-americano Dan Brown fez desta obra, em 2003. No livro O Código da Vinci, o romancista sugere que a figura que o artista pintou à direita de Jesus é Maria Madalena e não o apóstolo João. A polémica teoria fez correr muita tinta e animou os mais diversos negócios. Mas não consta que tenha inspirado os artesãos portugueses. Na arte popular que por cá se faz, a última ceia de Jesus e o posterior momento da sua crucificação são também temas de inspiração, mas são sobretudos formas de exaltação da mais importante festa cristã: a Páscoa. Conceição Sapateiro e os netos Baraça, representantes da cerâmica de Barcelos, são dois dos artesãos que amiúde retratam momentos desta quadra nas suas criações em olaria.

- Teresa Resende

 

Nota: a autora refere neste artigo o termo “olaria”. Na verdade, está a referir-se a peças e criações de “figurado”, no caso, de Barcelos, pelo que a utilização do termo “figurado” seria o correcto.

Presépios para o Natal – Notícias Magazine

posted in: Clipping | 0

A Notícias Magazine, que acompanha a edição de hoje do Diário de Notícias, apresenta várias sugestões de Presépios para o Natal, de vários artesãos portugueses.

A família Baraça está em destaque nesta secção da revista, dedicada à decoração, com três peças de Carlos Baraça: o Presépio na Árvore, o Presépio na Cruz e o Presépio no Barco.